Grupo de Pesquisa Convergência e Jornalismo - ConJor
No dia 19 de novembro de 2024 reuniremos pesquisadoras e pesquisadores do Brasil, Colômbia, Argentina e México para refletir sobre as interfaces do rádio e mídia sonora com estudos étnico-raciais, sexualidade, comunicação digital e comunicação comunitária. Será um dia para pensar a comunicação sonora sob diferentes pontos de vista no “I Ciclo de diálogos e interfaces (interlocuções) dos estudos radiofônicos e meios sonoros com campo de conhecimento: atravessamentos e transdisciplinaridades”.
O evento é gratuito e online. A realização é do GT Estudos Radiofônicos da Compós e GI Radio y Medios Sonoros da Alaic, com apoio do CNPq, Capes, Fapemig, PPGCOM UFMG, PPGCOM UnB, PPGCOM UFOP e PPGTICGC FUMEC.
Acompanhe outras informações sobre o evento nos perfis dos grupos no Instagram @gi_radio_medios_sonoros_alaic e @gtestudos.radiofonicos.
PROGRAMAÇÃO
CONHEÇA AS PESSOAS CONVIDADAS
Dennis de Oliveira é professor titular da Escola de Comunicações e Artes da USP, jornalista, doutor em Ciências da Comunicação. Autor de livros como "Racismo estrutural: uma perspectiva histórico crítica" e "A luta contra o racismo no Brasil". Coordenador científico do Centro de Estudos Latino-Americanos sobre Cultura e Comunicação, vice-líder do Alterjor (Grupo de Pesquisa de Jornalismo Alternativo e Popular) e membro do Neinb (Núcleo de Estudos Interdisciplinares do Negro Brasileiro), na USP.
Nina da Hora é Cientista da Computação da PUC-Rio . Diretora executiva Instituto de Pesquisa da Hora, Colunista do MITTechReviewBrasil. Membro do Conselho de segurança do TikTok Brasil e do conselho de transparência do TSE, Pesquisadora nos temas de Etica em IA, Tecnologia Responsável e Defesa Cibernética Cyberbrics CTS/FGV e Domain Specialist Thoughtworks.
Carlos Magno Camargos Mendonça é Professor Associado IV do Departamento de Comunicação Social e professor permanente no Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UFMG. Doutor em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP, com pós-doutorado na Universidad Complutense de Madrid, Espanha. Bolsista PQ do CNPq. É um dos líderes de pesquisa do Núcleo de Estudos em Estéticas do Performático e Experiência Comunicacional (NEEPEC). Assessor Especial da Reitora da UFMG (2022/2026).
Lúcia Santaella é pesquisadora 1 A do CNPq, graduada em Letras Português e Inglês. Professora titular no programa de Pós-Graduação em Comunicação e Semiótica e no programa de Pós-graduação em Tecnologias da Inteligência e Design Digital, ambos da PUCSP. Tem doutoramento em Teoria Literária na PUCSP e Livre-Docência em Ciências da Comunicação na ECA/USP. É presidente honorária da Federação Latino-Americana de Semiótica e Membra Executiva da Asociación Mundial de Semiótica Massmediática y Comunicación Global, México. Recebeu o prêmio Jabuti em 2002, 2009, 2011 e 2014, o Prêmio Sergio Motta, Liber, em Arte e Tecnologia, em 2005 e o prêmio Luiz Beltrão-Maturidade Acadêmica, em 2010. 278 mestres, doutores e pós-doutores defenderam seus títulos sob sua orientação. Tem 55 livros publicados. Suas áreas mais recentes de pesquisa são: Comunicação, Semiótica Cognitiva e Computacional, Inteligência Artificial, Estéticas Tecnológicas e Filosofia e Metodologia da Ciência.
Rosane Borges é doutora em ciências da comunicação com pós-doutorado na área, professora convidada do Diversitas (FFLCH-USP), pesquisadora do Colabor (ECA-USP) e professora da PUC-SP. Coordena a Escola Longa, voltada para saberes e fazeres das culturas e pensamento negros. É articulista da Revista Istoé e colaboradora da seção Ilustríssima da Folha de São Paulo. É autora de diversos livros, entre eles: Espelho infiel: o negro no jornalismo brasileiro (2004), Perfil biográfico de Sueli Carneiro (2009), Mídia e Racismo (2012), Esboços de um tempo presente (2016) e Fragmentos do tempo presente (2021).
Beth Saad é professora Titular Sênior do Depto de Jornalismo e Editoração da USP. Foi Professora visitante na Oslo Metropolitan University, Noruega, junto ao grupo de pesquisa Digital Journalism Studies e pela Cátedra Unesco de Comunicação Internacional – Université Grenoble-Alpes, França. É palestrante internacional e estrategista digital. Lidera o Grupo de Pesquisa em Comunicação, Jornalismo e Mídias Digitais da ECA USP criado em 2006. É autora dos livros: Curadoria Digital e o Campo da Comunicação (e-book) e Estratégias 2.0 para a Mídia Digital.
Cicilia Peruzzo é jornalista doutora em Comunicação Social pela Universidade de São Paulo e pós-doutorado no Centro de Investigações Interdisciplinares em Ciencias y Humanidades (CEIICH) da Universidade Nacional Autônoma do México. É professora visitante colaboradora dos PPGs em Comunicação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro e da Universidade Federal do Espírito Santo. Professora colaboradora do Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade da Universidade do Minho, Portugal. Pesquisa sobre cidadania, movimentos sociais, participação, comunicação popular e comunitária, e pesquisa científica. Publicou Pedagogia da Comunicação Popular e Comunitária nos Movimentos Sociais e Televisão Comunitária: Dimensão Pública e Participação Cidadã na Mídia Local. É pesquisadora produtividade em pesquisa-PQ/CNPq.
María Soledad Segura é jornalista, doutora em ciências sociais pela Universidad de Buenos Aires. Atua como professora na Facultades de Ciencias Sociales y Ciencias de la Comunicación da Universidade Nacional de Córdoba. É investigadora adjunta do Consejo Nacional de Investigaciones Científicas y Técnicas (CONICET) desde 2014. Integra o grupo de investigadores da Universidad Nacional de Córdoba que estuda o papel da sociedade civil nas disputas pela ampliação dos direitos à comunicação e à cultura. Publicou 7 livros, entre eles: Alternativas. Condiciones y estrategias de las radios y los canales sin fines de lucro desde la sanción de la Ley Audiovisual; De la Resistencia a la Incidencia. Sociedad Civil y Derecho a la Comunicación en la Argentina; e Estado, social civil y políticas culturales. Rupturas y continuidades en Argentina entre 2003 y 2017.
Jair Vega Casanova é sociólogo e está cursando doutorado em comunicação na Universidad del Norte. É professor de comunicação social na Universidad del Norte, na Colômbia. Foi professor convidado e diretor de projetos de pós-graduação em universidades da Colômbia e na América Latina. Também prestou consultoria na América Latina e África para instituições como OPAS, UNICEF e PNUD. É editor da revista Research & Development. O professor pesquisa sobre comunicação, mídia, mudança social e cidadania, além de desenvolver estudos sobre pesquisa social qualitativa e teoria sociológica.
Realização
Comissão Organizadora
Sônia Caldas Pessoa (UFMG, Brasil), Nair Prata (UFOP/FUMEC, Brasil), Debora Cristina Lopez (UFOP, Brasil), Nélia Del Bianco (UnB, Brasil), Graciela Martínez Matías (UNAM, México) e Agustín Espada (UNQ, Argentina)